Atlas Etno-histórico da Ressurgência Puri e Altas Etno-histórico Digital são publicados na Semana dos Povos Indígenas 2024

Resultante de trabalho de pesquisa e extensão realizado pela equipe do NEP, em parceria com Solange Opethara Reis, ativista indígena Puri, publicamos aqui o E-Book “Atlas Etno-histórico da Ressurgência Puri”, livro eletrônico que apresenta uma pequena parcela de uma das muitas histórias dos povos indígenas do Rio de Janeiro.

O livro é direcionado para o apoio à capacitação de educadores (professores, gestores, ativistas sociais) na área de educação intercultural e história indígena. Ele apresenta, a partir da história de vida de Solange Opethara Reis, uma história alternativa dos povos indígenas do Rio de Janeiro.

O livro é composto por duas partes. Na primeira parte, é feita uma discussão sobre o direito de autodeterminação e uma uma análise crítica da história oficial sobre o desaparecimento dos povos indígenas do Rio de Janeiro. Nessa primeira parte, há um bloco de com 15 mapas que contam a história e fazem visível as dinâmicas histórico-culturais.

Na segunda parte, com um bloco de 8 mapas, analisamos a história das transformações das comunidades rurais multiétnicas, como a de Opethara, em São Fidélis, e a partir de sua biografia, discutimos temas relativos a território, gênero e meio ambiente. Na segunda parte do livro está também a monografia de Opethara, defendida no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Viçosa, em que ela elabora a sua análise da história Puri e dos povos indígenas.

Acesse o E-book aqui!

Lançamos aqui, também, o App “Altas Etno-histórico Digital” (volume 1, Ressurgência Puri). O Atlas é uma ferramenta de popularização científica, direcionado para um público mais amplo, integrando linguagem visual e textual. Colaboraram com o volume 1 do Atlas Digital os ativistas indígenas Daua Puri e Dilmar Puri-Goitacá, além do historiador Marcelo Lemos.

Acesse o App aqui!

About NEP

NEP-UFRRJ
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 Responses to Atlas Etno-histórico da Ressurgência Puri e Altas Etno-histórico Digital são publicados na Semana dos Povos Indígenas 2024

  1. MARCELO DE CARVALHO disse:

    Maravilha de projeto glorioso que mui enobrece nossa história por meio deste resgate da memória dos povos originários residentes nessas terras.

    Curtir

  2. paulo cesar pegoraro disse:

    Jamais vamos saber tudo sobre o que compõe esse Universo maravilhoso que nos cerca. É impressionante o quanto temos para aprender. O conhecimento é a maior riqueza que o ser humano pode adquirir. O aprendizado jamais terá um limite. As cortinas do saber se abrem e desmistificam as crenças que nos impedem de crescer. O palco do saber está aberto à mente humano. Seja o ator desperto e consciente.

    Curtir

  3. FRANCISCO MIGUEL LOPES DA SILVA disse:

    Gratidao a Parente , irmã e historiadora PURI, a grande e querida UFRJ ( FUNDÃO( e a todos vocês que participaram na elaboração e divulgação deste maravilhoso, necessário e lindo documento sobre os PURIS. /#chicoPURI , que hije mora em NITEROI/ BRASILIA E SALVADOR / HAUX HAUX //chicoPURI / MIGUELBOTAFOGO é CHICOBAHIA (membro titular do Setorial INDÍGENA do PT-indigena do DF e BRASIL(.

    Curtir

  4. Pingback: NEP – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade, Território, Natureza e Autonomias – OPIERJ – Observatório da Presença Indígena no Estado do Rio de Janeiro

Deixe um comentário