Foi realizada e Paraíba do Sul, nos dias 21 e 22 de março, a primeira exposição “Museus e Artes Nômades”, que integra o Circuito de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023. A exposição foi realizada em praça pública, no Jardim Velho, e levou um pouco da Cultura Puri, por meio dos artistas Dauá Puri e Sol Puri, para uma cidade do interior do Rio de Janeiro, do Vale do Paraíba carioca. Paraíba do Sul é cidade natal de Dauá e sua família, e foi uma área de ocupação tradicional indígena durante séculos, tendo os Puri e Coroado participado da formação da região e sendo vítimas do processo de colonização.
A Exposição contou com atividades direcionadas para públicos de diversas idades, que puderam experimentar e conhecer um pouco mais da história e cultura indígena Puri, um dos povos originários da região Sudeste. A Exposição é composta por três tendas: uma Tenda do Museu da Cultura Puri, uma tenda do Centro Cultural Uchô Nhãmanrúri Puri-Coroado e uma Tenda do NEP (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade, Território, Natureza e Autonomias) da UFRRJ. A Exposição apresenta narrativas alternativas da história dos povos originários, a partir de objetos e produtos artísticos.
Em Paraíba do Sul, visitaram a exposição as Escolas Municipais Andrade Figueira e Arcanjo Antonino Lopes. A primeira escola levou um público adolescente, com seus alunos de 14 a 16 anos, e a segunda escola levou crianças de 8 a 10 anos de idade. Além de receber uma visita guiada por cada uma das tendas da Exposição, onde puderam aprender sobre e manusear os objetos artísticos – como instrumentos, livros, artesanatos e painéis – esses alunos participaram de dinâmicas culturais e lúdicas com Sol e Dauá, sendo cada uma delas direcionadas para a idade de seu público. Ali puderam ser contextualizados a respeito da presença histórica Puri na região, ouvir histórias, cantar e dançar.
Além disso, como resultado do Projeto, foi inaugurado um núcleo do Museu da Cultura Puri em Paraíba do Sul, que servirá como espaço de promoção da história indígena e educação intercultural na região. Com o apoio da FUNARTE (Bolsa Marcantonio Vilaça de Artes Visuais), o projeto Museus e Artes Nômades está promovendo processos organizativos territoriais na área de cultura.
O projeto “Museus e Artes Nômades” é resultado da ação de extensão “Patrimônio e autonomia: Apoio ao Museu da Cultura Puri”, realizada em parceria pelo Museu da Cultura Puri, pelo Centro Cultural Uchô Nhãmanrúri e pelo NEP-UFRRJ. O projeto tem como objetivo principal ser um meio de consolidar, ampliar e apoiar formas contemporâneas de cultura e artes indígenas, divulgando a sua cultura material e imaterial e promovendo o ensino da história indígena, da educação intercultural, da educação ambiental e patrimonial, por meio de ações de popularização de artes e artistas indígenas contemporâneos. Ao longo do primeiro semestre de 2025 realizaremos exposições museológicas comunitárias itinerantes e atividades artístico-pedagógicas (apresentações musicais, contação de histórias/performances, rodas de conversa e de brincadeiras, vivências culinárias, oficinas de artesanato e exibição audiovisual.)

Exposição em Praça Pública no Jardim Velho, Paraíba do Sul
Tenda do NEP – UFRRJ: Exposição do Atlas Etno-Histórico da Ressurgência Puri

Tenda do NEP – UFRRJ: Exposição do Atlas Etno-Histórico da Ressurgência Puri

Tenda do Museu da Cultura Puri

Tenda do Museu da Cultura Puri – Jovens interagindo com instrumentos de bambú
–

Tenda do Centro Cultural Uchô Nhãmanrúri

Acervo de Pinturas do Centro Uchô

Estudantes da rede municipal de Paraíba do Sul participam de roda de atividades

Estudantes da rede municipal de Paraíba do Sul participam de roda de atividades

Visita de Escola Municipal de Paraíba do Sul à Exposição
Sede do Museu da Cultura Puri em Paraíba do Sul
Sede do Museu da Cultura Puri em Paraíba do Sul

Apresentação do Acervo do Museu da Cultura Puri por Dauá