Sobre o NEP

O NEP (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade, Território, Natureza e Autonomias) é um núcleo de pesquisa registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tendo sua sede na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O NEP desenvolve uma abordagem autonômica e descolonial, dialética, considerando as diferentes formas de poder e a dialética dominação-resistência como constitutiva das relações e formações sociais.O NEP foi criado em 2010 (com o nome de Núcleo de Estudos do Poder) e mudou sua denominação em 2022. Na sua primeira fase, o NEP funcionou como uma “encubadora” de temas de pesquisa, aglutinando temas diversos de pesquisadores e estudantes de diversos lugares do Brasil. Uma vez concluída essa etapa, tendo contribuído para o estudo do tema das insurgências, do sindicalismo, do pensamento libertário, anarquista e autonomista, o NEP passou a concentrar forças nos estudos da etnicidade, natureza, território e autonomias.

O NEP parte do pressuposto de que as ciências sociais possuem uma dimensão axiológica, na qual se orienta pela crítica das formas de dominação e uma dimensão e “praxiológica”, na qual concebe a articulação com diferentes formas de ação e políticas de associações e movimentos sociais. Por isso o NEP se propõe a destacar o protagonismo dos grupos e categorias subalternas nos processos históricos, refletindo isso numa estratégia crítica da escrita da história e analise sociológica. Ao mesmo tempo, contribuímos para o estudos de processos autoômicos e das dinâmicas territoriais, ambientais  e relações inter-étnicas, fazendo o estudo crítico do racismo-colonialismo-imperialismo e produzindo alter-narrativas e alter-histórias.